Funicular
O funicular é provavelmente, o primeiro meio de transporte genuinamente concebido com finalidades turísticas no mundo. Ao longo dos anos foi adaptado para mobilidade urbana, no transporte de passageiros e cargas, para vencer grandes ladeiras.
Trata-se de um bonde, adaptado para percurso em plano inclinado, que circula sobre trilhos, tracionado por cabos de aço e destinado ao transporte de passageiros ou cargas. O nome deriva do latim, funiculus, diminutivo de funis, que significa corda.
O Funicular do Monte Vesúvio, em Pompéia, na Itália, foi o primeiro do gênero e o único no mundo instalado em um vulcão ativo. Em 10 de junho de 1879 foi aberto ao público. Os dois bondes tinham o nome de Etna e Vesúvio.
Em 1888, a concessão foi transferida para a Th.Cook and Son Company, empresa já conhecida no restante do Mundo.
Em 1903, a ferrovia Pugliano-Vesúvio contribuiu para dobrar o número de turistas transportados até a cratera, forçando a companhia a aumentar a capacidade do funicular com a demolição da antiga instalação e substituição por uma mais moderna, além de dois novos carros.
Em 1906, a erupção do Vesúvio causou a destruição das estações superior e inferior, o restaurante, os equipamentos, e os dois carros foram engolidos pelas lavas e cobertos pelas cinzas.
Porém, os danos foram reparados e em 1909 e o funicular voltou a funcionar.
Mas em 12 de março de 1911, uma nova erupção destruiu a estação superior outra vez. Em menos de um ano foram feitos os trabalhos necessários e o sistema funcionou plenamente e, felizmente, permaneceu intacto durante a erupção de 1929.
A inovadora construção do primeiro funicular do mundo, no vulcão Vesúvio, em Pompéia, Itália, constituiu um dos maiores feitos na área do turismo, daquela época.
Esse grandioso feito foi comemorado com a composição da canção, por demais conhecida até os dias atuais, e, sem dúvida, uma das mais tradicionais músicas italianas, Funiculì, Funiculà, escrita pelo jornalista e poeta italiano, Giuseppe 'Peppino' Turco e musicada por Luigi Denza em 1880.
Ela foi composta para celebrar a abertura do primeiro bonde ou funicular (em italiano: funicolare) do Monte Vesúvio, em 1879. Foi cantada pela primeira vez em Castellammare di Stabia, no Hotel Quisisana no dia 6 de junho de 1880 e se tornou um grande sucesso. No mesmo ano, foi apresentada por Turco e Denza no Festival de Piedigrotta.
Em 1944, o Vesúvio novamente entrou em erupção, e o funicular foi destruído novamente, e, já estava sob o poder dos aliados desde 1943, na 2º guerra mundial e nunca mais foi reconstruído.
No entanto, o funicular italiano, inspirou outros países a adotar esse sistema de transporte, como uma inovação e um incremento no turismo, o que demonstra com alguns exemplos a seguir identificados:
Funiculares pelo Mundo
Funiculares no Brasil
Em nosso País, existe atualmente, um único funicular, com finalidades turísticas, localizados no Monte Serrat, na cidade de Santos-SP., construído no ano de 1927 e fabricado na Itália.
Funicular do Itá Eco Turismo
O setor turístico do município de Itá, nestes dez anos de existência, tem demonstrado viabilidade econômica e um grande potencial de crescimento.
Seguindo o formato espontaneamente delineado ao longo desses anos, tem-se demonstrado a vocação do município, para equipamentos e produtos turísticos inovadores, e especialmente, baseados na auto-sustentabilidade, de forma a manter as belezas naturais que circundam não somente o lago, mas também a cidade de Itá, como um todo.
Nesse contexto (cidade/lago), também se percebeu a necessidade de um elo mais eficiente de ligação entre a área turística (mais próxima ao lago) e o centro da cidade.
A barreira física de uma encosta de morro, localizada entre esses dois setores, tem mostrado uma dificuldade dos visitantes que freqüentam a área turística (hotéis, Parque Thermas, etc) em também visitar essa encantadora cidade, e por conseqüência, a consumir produtos ofertados pelo comércio local.
Com foco nesse propósito, é que a empresa ITÁ ECO TURISMO construiu esse inovador meio de transporte, para vencer declives acentuados e com extremo apelo turístico.
Esse equipamento faz a integração da região turística, até o centro da cidade e é o segundo existente no Brasil, na modalidade turística. No entanto, é o primeiro e único fabricado totalmente em nosso País e o único no mundo, com iluminação e acionamentos internos, alimentados exclusivamente por energia solar.
Trata-se de um modelo inédito, projetado exclusivamente para a cidade de Itá, como se pode comparar pelas imagens a seguir: