Tirolesa
Histórico
A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura, originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um ou dois cabos aéreos ancorados entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões. Tal atividade, permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno, sem exigir esforço físico.
Pode ser construída com cabos de aço ou com uso de cordas. Para uso comercial, recomenda-se o uso de cabo de aço, pela resistência e durabilidade.
Essa atividade pode ser praticada tanto em região de montanha, como passando por cima de um lago, acrescentando assim mais adrenalina e emoção.
Por se tratar de uma atividade onde não depende de esforço físico do participante, muitos lugares como, hotéis fazenda, parques temáticos, parques aquáticos, clubes, entre outros segmentos do turismo, tem como opção a tirolesa, na condição de atividade de aventura.
A construção de tirolesas deverá seguir normas da ABNT, como requisitos de comodidade e segurança. FONTE: site:www.wikipedia.org - www.desviantes.com.br
Tirolesas pelo Mundo
Tirolesas pelo Brasil
Tirolesa do Itá Eco Turismo
A cidade de Itá se destaca por deter o terceiro maior percurso de tirolesas da América do Sul, com 1.780 metros de extensão.
Mas indiscutivelmente, o cenário de seu percurso é o mais fascinante dentre todas. Possui seu ponto de partida no centro de uma cidade, percorrendo por sobre um eco parque, parte de um lago e finalizando próximo a uma praia artificial. Isto a torna única!
Por essas razões, a atual tirolesa já foi objeto de inúmeras reportagens na mídia regional e nacional, bem como veiculações na mídia digital.
Em seu percurso, o usuário terá à disposição todos os equipamentos certificados pelas mais rígidas normas de segurança brasileiras.
É composta por dois cabos de aços galvanizados, com ½ polegada de espessura e resistência de 11.000 kg de tração, cada um.
Os equipamentos individuais são compostos por duas roldanas em aço inox, com dupla fricção e capacidade para 2.500 kg de carga cada uma; "cadeiras" adaptáveis, com capacidade de 2.500 kg de carga e duas cordas de fixação, ambas com capacidade de carga de 3.000 kg.